É comum a realização de manutenções e inspecções regulares em grandes infraestruturas. Independentemente da inspecção de infraestrutura a ser realizada (em áreas enormes, equipamentos menores, construções complexas, etc.), há sempre um risco para os trabalhadores que a realizam.
O drone apresenta uma solução viável para projectos desta natureza, uma vez que este veículo aéreo não tripulado, possibilita que a inspecção seja feita de forma rápida, segura e remota ao mesmo tempo em que cria uma base de dados disponível para controle e avaliação. Normalmente, os drones são operados à uma distância considerável e aqueles criados especificamente para essas funções possuem sensores termais, cujo espectro de temperatura pode variar de -10 a 350 graus.
Nesta técnica, as filmagens e fotografias obtidas são armazenadas e/ou enviadas em tempo real para a equipe responsável, permitindo tomadas de decisão mais efectivas, rapidez em soluções específicas, redução de erros, segurança no trabalho e redução de custos.
São vantagens da inspecçao aérea de infraestruturas:
- Monitorar o que se deseja de forma completa;
- Receber atualizações instantâneas da condição física e mecânica das estruturas avaliadas;
- O bter um banco de dados que serve como fonte de informação para planear e organizar as próximas actividades, como ajudar na realização da manutenção preventiva das estruturas;
- Reduzir as possibilidades de ocorrência de falha humana;
- Reduzir os gastos.
- Agregar valor à marca, o que se dá não apenas pelos resultados alcançados, mas também pelo belo uso de tecnologia.
Entre os sectores nos quais os drones são mais aplicados, destacam-se a mineração, engenharia, áreas industriais/usinas e inspecção predial. Pode ainda ser aplicada em toda a cadeia de serviços, desde pontes, túneis, até plataformas de petróleo em alto mar, para inspecção periódica em torres de energia eólica, torres de telecomunicações e activos industriais.
A AGL oferece estes serviços possibilitando análises frequentes de infraestruturas garantindo a eficácia dos investimentos realizados no país.